Aproveite ao máximo os benefícios do ar refrigerado no seu carro
Garanta que o ar condicionado automotivo gere a sensação térmica desejada, com substâncias quimicamente seguras, inodoras, estáveis e que nâo trazem prejuízos à qualidade do ar.
A CES analisou os produtos disponíveis no mercado e selecionou um tipo de gás refrigerante ambientalmente sustentável, com procedência europeia e que irá satisfazer motoristas e passageiros da maneira mais completa:
» GÁS REFRIGERANTE R 134A - Tetrafluoretano. Botija de 13,6 kg
O R 134A substituiu o R 22 conforme determinação do Protocolo de Montreal, de novembro de 1992.
É um refrigerante não prejudicial ao meio ambiente e que evita a degradação da camada de ozônio.
Propriedades físicas do R 134A:
• Temperatura de evaporação de -15° a 12° C;
• Capacidade volumétrica igual ou superior à do R 12;
• Não é inflamável nem tóxico. |
|
» SAIBA MAIS
O gás refrigerante é um recurso essencial para sistemas de refrigeração e condicionamento de ar. Veja a seguir algumas curiosidades:
Em 1928, foi sintetizada uma substância à base de cloro, não inflamável e com um índice de toxicidade bastante baixo, entre outras características positivas. Mas somente em 1931 é que foi introduzido no mercado o diclorodifluormetano, conhecido como Freon 12, e que deu início à grande expansão das indústrias de refrigeração e condicionadores de ar.
Os refrigerantes de fluorcarboneto demonstraram ser absolutamente seguros, pois além das características antes descritas, são ainda inodoros, quimicamente estáveis, sem efeito prejudicial sobre o óleo lubrificante e não apresentam efeitos corrosivos.
Existem cuidados especiais que devem ser tomados em relação ao transporte e ao manuseio de gases refrigerantes. Embora não sejam inflamáveis, as substâncias devem ser hermeticamente fechadas em recipientes próprios, para evitar explosões causadas pela alta pressão.
[Voltar ao topo]
|