Em alguns automóveis, a troca do filtro é tão simples que pode ser realizada em um posto de combustível pelo próprio frentista, mecânico ou até mesmo o proprietário, ao mesmo tempo em que é feito o abastecimento ou a verificação do nível de água e óleo do motor.
AUDI - A3, A4, e, A6 BMW - E46 série 3, E87 série 1, E90 série 3 / X3 / X5 CITROËN - Picasso FIAT - Brava, Marea, Weekend FORD - Courier, Fiesta (96 a 01) GM - Astra até 96, Corsa (novo), Vectra, Montana MERCEDES-BENZ - Sprinter PEUGEOT - 206, 307, 495, 406 RENAULT - Clio (99 a 00), Mégane VOLKSWAGEN - Bora, Gol, Golf, Parati, Saveiro, Passat
CITROËN - Berling, Xantia, Xsara FIAT - Doblô, Ducato, Palio, Tempra, Tipo, Stilo FORD - Focus, Ka, Mondeo GM - Calibra, Corsa (até 01), Celta, Astra (nacional), Tracker HONDA -
Civic RENAULT - Scenic (96 a 99) VOLKSWAGEN - Fox, Passar (alemão), Polo (novo)
Importante: o tempo de instalação varia conforme o conhecimento do profissional, as ferramentas disponíveis e a experiência na troca.
» MODELOS SEM FILTRO
Algumas montadoras lançam modelos que, embora não venham equipados com filtros de cabine, possuem o compartimento para a sua instalação. Esses locais podem vir vazios, fechados por uma tampa, ou lacrados, devendo ser recortados para a colocação do filtro.
FORD - Fiesta (sem ar) (1), Fiesta (novo) (7), Eco Sport (7) GM - Corsa (sem ar) (2), Celta (sem ar) (2) HONDA - Civic (4) MITSUBISHI - TR4 (4) RENAULT - Mégane (3), Novo Mégane (6) VOLKSWAGEN - Bora, Gol, Parati, Saveiro, Bora (verificar) (1)
FIAT - Palio, Siena, Weekend (sem ar condicionado) GM - Montana (sem ar condicionado) HONDA - Fit (até 07) RENAULT - Clio (01 em diante) TOYOTA - Corolla e Fielder (até 06), Hilux (até 07) VOLKSWAGEN - Fox (sem ar condicionado)